quinta-feira, novembro 02, 2006

Still lost in the supermarket



Uma coisa que tem me irritado são as mercadorias empilhadas nos corredores dos supermercados, obstruindo a passagem. Reclamei hoje com um empregado do supermercado, ele fez cara de quem não estava entendendo do que eu estava falando. Quando me referi às mercadorias no meio do caminho ele me disse que não estavam no meio. Expliquei para ele que se está entre duas coisas, está no meio. Acho que as fotos explicam melhor. Veja lá a parede de mercadorias impedindo a passagem. Na segunda foto, uma banca entre as gôndolas. Veja que o empregado ajeitando as mercadorias na banca praticamente impede a passagem de um dos lados. O empregado a quem dirigi a reclamação ficou bastante ofendido...

Lost in the supermarket

Feriadão, aproveitar pra fazer compras. Credo. Observei hoje no supermercado uma coisa inexplicável: os preços dos produtos são menores em embalagens menores, digo, proporcionalmente menores. Exemplo: um pacote de 5kg de açúcar por R$ 9,00; o pacote de 1kg R$ 1,75. O mesmo valeu para vários produtos. Quem explica?

terça-feira, outubro 31, 2006

Negócio da China


Vem da China, e os futuros donos vão ouvir aquelas piadinhas que assolam hoje os donos do Xsara Picasso. A Alê acha que deviam fazer um levantamento cultural antes de comercializar carros em cada país. Sei lá se adianta...
Foto e mais info no Flávio Gomes.

A "acuracidade" da língua.

Revisando um texto aqui, passei por esta aberração: "acuracidade". É dessas palavras que dão dor de dente no ouvido, como diria meu amigo Cabelo. Ainda desconfiando do meu instinto lingüístico, consultei o Houaiss e não encontrei a dita cuja. Ufa! "acuracidade" não faz parte do léxico. Então, vem de onde? Do mesmo lugar que o gerundismo: das traduções feitas por manés! Manés que entendem o inglês, mas não o suficiente para se prestar à tradução de um texto, e, ainda assim, o fazem (e muitas vezes são remunerados por isso). Senhores Manés, não tirem o emprego dos tradutores profissionais; reconheçam a limitação e peçam auxílio; ou, pelo menos, consultem um bom dicionário, para ver se a palavra existe.
Pesquisando pela Internet afora, descobri que a palavra vem sendo usada em larga escala! Achei até uma definição em um "dicionário de logística". Deve ser brincadeira...
Uma tradução aceitável para accuracy seria acurácia, mas, no universo em que vivemos, nós pobres mortais, precisão comunica muito melhor a idéia.

Eleição

Bom, agora já passou. Todo mundo que me conhece sabe em quem eu votei, e deve saber que estou alividado. Critiquei muito a imprensa, e me afastei de todo tipo de noticiário. Passei a me informar exclusivamente pelos Blogs, de simpatizantes declarados, como o Mino Carta, e de jornalistas que sempre me agradaram pela isenção, como Paulo Henrique Amorim e Luís Nassif (engraçado foi que descobri hoje que o Flávio Gomes, blogueiro que fala de automobilismo e que leio sempre, também é simpatizante do Lula; nada a ver e tudo a ver).
Acompanhei a apuração na casa de um amigo de longa data. Comemoramos na casa de um vizinho dele, Português, desses bem comunistas mesmo, que já não se encontra mais. Mas a comemoração acabou cedo, com um Yuri telefonando: "pô pai, cês vão demorar? Tá chato comemorar sozinho...". Não basta ser pai...

Schumacher

O GP Brasil passou e não escrevi uma linha sobre Schumacher, o que, pra um cara que acompanha a fórmula 1 desde quando Reginaldo Leme usava calças curtas, é imperdoável. Bom, a semana passada foi muito apertada, e não queria escrever com pressa.
Dizer que Schumacher é o maior não acrescenta nada. É sabido por todos dos resultados dele ficarão aí por muito tempo. Não vejo condições dos pilotos que aí estão igualarem o que ele fez. Muita gente diz que com o carro que ele teve foi fácil, mas não é bem assim. Rubens Barrichelo e Eddie Irvine tiveram o mesmo carro, e não fizeram tanto (mesmo tendo que acatar as decisões estratégicas da equipe). Mas alguém se lembra do que era a Ferrari antes de Schumacher? Pois é, será de quem o mérito? Muita gente diz que Schumacher usou de desonestidade para ganhar, mas é fácil lembrar de situações em que Alain Prost e Ayrton Sena fizeram igual.
Minha única crítica é a de que a coisa na era Schumacher ficou tão desigual que perdeu a graça. Cheguei a ficar um ano "afastado" da F1, porque já sabia qual seria o resultado. Schumacher e Ferrari foram perfeitos. Me dói lembrar que, na única corrida de F1 que tive a oportunidade de ver ao vivo, vi o Schumacher dar uma única volta. Ele marcou o tempo na classificação e rodou logo em seguida; na corrida, bateu na primeira curva e ficou de fora.
A F1 do ano que vem vai ser diferente. Jenson Button e Felipe Massa devem dar trabalho pro resto, que troca de equipe e tem que se adaptar ao carro novo. não espero nada de impressionnante.

Privatização da Amazônia

A lei 4.776 de 2005 deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Como assim, privatizar a Amazônia? De fato, há pouca informação concreta circulando e precisamos ficar de olho, fiscalizar mesmo o andamento dessa questão. É fato que a forma de exploração da Amazônia hoje é um fracasso absoluto e está matando a floresta. Conheço estórias de arrepiar os cabelos, que me foram contadas por um tio da Alê, madeireiro. de qualquer forma, até o Greenpeace fez uma declaração defendendo a lei, se é que a opinião deles vale alguma coisa (sempre achei os interesses do Greenpeace meio embaçados). Mas vamos lá: no Blog do Luís Nassif tá rolando uma discussão interessante, com alguma informação. O comentário dele de que a proposta é semelhante ao que aconteceu no litoral norte de São Paulo me animou muito. Quem conhece aquela região, de São Sebastião a Ubatuba, sabe o quanto a Mata Atlântica foi preservada. NÃO DEIXE DE ACOMPNHAR!

domingo, outubro 29, 2006

Café do Yuri

Yuri fez o café hoje. Descobrimos que o que sobrou, se bem diluído, vai servir pra envernizar uns móveis.

A propósito, esta ferramenta online permite calcular a dose de cafeína que te levará à morte. Indispensável para o homem e mulher modernos! O café do Yuri não está na lista por ter saído da escala. Nos cálculos devia dar uma três xícaras.

Indecisos


Os indecisos são pessoas que aparecem nas pesquisas em é poca de eleição. Tive ontem a oportunidade de registrar fotograficamente um indeciso, e coloco aqui a imagem para quem nunca viu. National Geographic aí vou eu!