terça-feira, outubro 30, 2007

Novela de rádio?

A Soraya andou elogiando no Nonsense o conto Snow Glass Apples do Neil Gaiman. Quando ouvi a estória também fiquei de cara. Pois é, quando ouvi. O conto foi adaptado para audio drama e publicado na rede em 2001. Foi uma experiência legal ficar ali do lado do computador ouvindo a estória. Devia ser assim na época que as famílias se reuniam para ouvir as novelas de rádio. Nostalgia fomentada por excelente dramaturgia. Pra quem quiser ouvir, é só clicar aqui. Vale a pena também ouvir Murder Mysteries, também do Gaiman, no mesmo Seeing Ear Theatre. E se estiver com paciência, tem uma pá de outras estórias...

F1: acabou-se. Ano que vem tem mais?

Já deu pra decantar a final do campeonato. Apostei tudo no Hamilton e me dei mal. Tem montes de gente dizendo por aí que a recuperação milagrosa do Raikonnen foi parte da pena aplicada à McLaren (a parte não declarada). Concordo que é meio esquisito o cara ter sido um fenômeno por quinze GPs e, de repente, cometer erros estúpidos que levaram o título pelo ralo, mas prefiro não acreditar nesse nível de armação. Se acreditar, desisto de vez.
O importante é que foi o melhor campeonato dos últimos tempos, que os pilotos estão correndo mais riscos, que as corridas recuperaram alguma emoção.
Uma coisa que tem me incomodado é o excesso de regras e frescuras. Essa última da gasolina de não sei quem estar 1 ou 2 graus abaixo da temperatura regulamentar foi de lascar; a de ter de usar não sei quantos jogos de pneu nos treinos livre também é flórida. Como bem me disse o Saló, daqui a pouco ganha quem tiver mais matemáticos, físicos e químicos na equipe,

"Se a derivada da curva de temperatura dos pneus medida das 9 as 11:42 for maior ou igual a da curva de temperatura da pista medida das 7 às 12:35 o piloto terá de fazer 3 trocas de pneus durante a corrida na seguinte ordem: pneu duro, pneu ultra macio e depois pneu de chuva meio duro meio mole"

Agora me aparece uma regra que não sei quais partes do carro não vão poder evoluir por 10 anos. Tá bom. Um dos atrativos da F1 é justamente a inovação tecnológica, como é possível superar as restrições e fazer carros sempre mais velozes, como aconteceu quanto proibiram os motores turbo ou as minissaias. Agora, proibir a inovação...


Technorati Tags: , , ,