segunda-feira, dezembro 11, 2006

Aardman não é mais aquela?

Antes de mais nada sou fanzaço da Aardman desde sempre. Vi Wallace & Grommit pela primeira vez numa entrega do Oscar e pirei: como é que aqueles caras conseguiam fazer aquilo tudo com bonecos e massinha? É, no mínimo, impressionante. "Fuga das Galinhas", além de tudo que já tinha visto nos curtas do W&G, era uma refilmagem disfarçada de "Fugindo do Inferno", um filmaço daqueles que a gente nunca esquece. A glória definitiva vem com "A maldição do coelhosomem" (que conseguiram colocar o título oficial de "A batalha dos vegetais"; alguém viu alguma batalha no filme?). W&G na telona, em um longa que não perdeu o pique, como geralmente acontece quando transformam animações de formato curto em longa-metragem.
Flushed Away Small

E aí, "Por água abaixo". Pra começar, o stop-motion foi substituído por CGI, metade do charme foi embora (seria trauma resultante do incêndio no galpão da Aardman que queimou todos os bonecos que eles já tinham feito?). A estória é legal, mas longe de todos os supra-citados. O humor ficou muito no pastelão: muitos tombos e cabeçadas e coisas do gênero. A diversão mesmo fica por conta das incontáveis referências aos outros da Aardman, e a ícones culturais diversos. De nada adiantam a dublagem por Hugh Jackman e Kate Winslet, se as vozes originais não chegam até nós!
Em resumo, legal, mas podia ser melhor.
Reparei que o nome do Nick Park não aparece nos créditos, só o do Peter Lord. Quem sabe ainda há esperança quando Park aparecer de novo