terça-feira, julho 22, 2008

Morcegos me mordam!

Já estava encucado com minha rabugice. Depois do "Homem de Ferro", nenhum filme me agradou no cinema (e acabei de perceber que o post sobre o Homem de ferro está em branco).


Bão. "O Cavaleiro das Trevas".


Fiz o possível para não ler nada sobre o filme antes de assistir. Só vi um dos trailers. Evitei me envolver na histeria que rolou com a morte do Heath Ledger. Fui ver o filme no primeiro dia. Na primeira seção.


Difícil até de comentar. Juntaram uns atores que me agradam (Christian Bale, Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael Caine), uma mocinha que não estava lá pela belezura (Maggie Gylenhall), uma estória que desconsiderou muita coisa da mitologia original (origem do Coringa - que não negou, mas não citou- a deformidade do Duas-Caras...), com um dos super-heróis que eu adoro (mais pelo talento dos autores recentes - últimos 20 anos é recente, não é?).


Tudo o que citei no parágrafo acima já teria resultado num filmaço: apesar dos desvios da mitologia original, a estória foi muito bem montada, e não parece ter desagradado os fãs (acho que muitos nem perceberam o que aconteceu, tamanha a empolgação). O efeito visual do filme, efeito geral, não apenas efeitos visuais, é impressionante. O som, positivamente ensurdecedor.


Mas aí, tem o Coringa. É simplesmente inacreditável o Coringa que o Heath Ledger encarnou. Como pode um cara ser tão cruel, violento, desprovido de compaixão e, ao mesmo tempo, tão engraçado. Cada segundo do Coringa na tela é uma pérola do humor-negro. Seus argumentos são tão sólidos e bem estruturados, que fica difícil não concordar com ele. É assustador. Pena que o garoto tenha perdido a conta dos remedios e passado lá pro mundo do grande nada. Quem é Jack Nicholson? (grande ator de fato, mas vamos lembrar dele por "Um estranho no ninho", "Melhor Impossível", "O iluminado", e esquecer o Coringa...)


O filme é longo, tem um clímax antes da hora, tem um clímax na hora certa, é daqueles que me fizeram sair suando do cinema. Nas duas vezes em que assisti.


Tem gente dizendo que é o "Cidadão Kane" dos filmes de super-herói. Prefiro dizer que o Batman do Nolan, é o que eu sempre quis ver. Com todo respeito ao Tim Burton, ele nunca entendeu o quê estava fazendo. Joel quem?