quinta-feira, julho 05, 2007

Miracles

Tem coisas que a gente não entende. Miracles foi um seriado da ABC, de 2003, cancelado depois de 6 episódios, apesar de terem sido produzidos 13. Por outro tipo de milagre, tive acesso ao tal, e já assisti aos dois primeiros episódios. Com a quantidade de porcaria que vemos na TV todo dia, como é que cancelam algo assim, literalmente jogando dinheiro fora (afinal, 7 episódios nem foram ao ar!)?
Um investigador a serviço da Arquidiocese de Boston, analisa supostos milagres. Depois de anos na profissão, sente que está muito mais colocando abaixo a fé das pessoas do que qualquer outra coisa. A decepção dos envolvidos quando ele surge com uma explicação, muitas vezes banal, para o ocorrido o está afetando seriamente.
Em um período afastado do trabalho ele tem contado com um fenômeno que pode ser um verdadeiro milagre, mas, quando retorna à Arquidiocese com um relatório, é praticamente ignorado. A partir daí, desiste do emprego, e acaba por se envolver com um grupo independente que trabalho no mesmo ramo.
Talvez a carga dramática do seriado fosse demais para o público de TV convencional (o sofrimento a que os envolvidos são submetido é muito grande; no final do segundo episódio a família inteira fungava); talvez o tema que envolve crenças diversas fosse arriscado demais para a TV. Espero que a qualidade continue pelos episódios restantes.

Don't let me be misunderstood

Nem me lembro por quê a música virou assunto lá em casa. Acho incrível como ela ocupa um espaço na cultura pop há tanto tempo. A versão do Santa Esmeralda, lá da minha infância, tá sempre aparecendo por aí (a mais recente reaparição foi na trilha do Kill Bill).
Do alto de minha ampla e infindável sabedoria, expliquei à família que aquela música era dos Animals, grande sucesso pelos longínquos '60, o que espantou a família.
Depois, resolvi pesquisar, e descobri que não era nada disso. A música foi originalmente composta paraNina Simone, e gravada por ela em '64. De lá pra cá, dezenas de versões. Diz a Wikipedia que a mais popular é a dos Animals, mas, cá pra nós, a do Santa Esmeralda é sempre a primeira que me vem à cabeça.