quarta-feira, setembro 19, 2007

Eu e o Renan

Acho que estou sendo mal interpretado, então vamos tentar esclarecer:
Não defendo o senador Renan Calheiros, não votei nele, não gostei quando foi eleito presidente do senado, não gosto da história política dele, não acho que em toda sua vida política tenha feito nada de relevante pelo Brasil, não acho que ele é inocente do que quer que seja, desconfio de tudo que ele tem apresentado nessa presepada toda.
O que digo e continuarei dizendo é que não podemos viver em clima de caça às bruxas. Todos sabemos o que foi o macartismo, faz pouquíssimo tempo. Se há indícios de que algo está errado, então que se investigue e que se julgue e aí sim, que se condene. Vamos cobrar a investigação do caso Renan, do caso do mensalão, do "mensalão mineiro" (que envolve quase 160 políticos de todos os partidos mas que tem muito menos exposição do que os outros citados); vamos cobrar dos ministros do STF que não soltem aqueles cuja investigação da polícia federal já reuniu provas (não indícios) de terem cometido crimes. Vamos cobrar a ética de todos os partidos, tendências, classes sociais, cores, credos, e opções afins. Vamos manter os olhos abertos em todas as direções.
Estamos vivendo um momento em que estas cobranças podem correr abertamente, em que as denúncias estão vindo à tona, em que a polícia federal e a justiça estão agindo indistintamente. Um momento em que o presidente da república foi condenado a pagar uma indenização por difamação, condenação confirmada por um ministro do STF que ele mesmo acabara de nomear. Um momento em que peixes grandes como aquele traficante preso em São Paulo estão caindo.
Vamos gritar para que estas ações continuem e que os processos contra os supostos criminosos sejam levados até o fim.
Nunca antes na história desse país se viu tanta corrupção, mas só porque ela estava escondida debaixo do tapete, nada disso foi inventado agora, não sejamos ingênuos. Mas vamos aproveitar que os donos do poder aparentemente perderam o controle sobre ações da lei, e exigir que continue assim.
E, acima de tudo, não vamos brigar por isso...


Technorati Tags: , , ,

Nenhum comentário: