segunda-feira, março 05, 2007

Mais sobre o mercado musical

Li uma coisa interessante hoje: será que a queda de qualidade da música comercial não seria, junto com a pirataria, uma das causas da queda de faturamento das gravadoras nos últimos 6 anos?
Longe de querer levantar uma bandeira nostálgica de "antigamente era melhor", mas a fórmula de promoção massificante de celebridades musicais (não são músicos, são?) pode estar se esgotando. Um CD é um bem durável e, ultimamente, dura muito mais que as músicas que contém. A roda-viva da descartabilidade musical gira cada vez mais rápida.
A voracidade do direito autoral, que já ciritquei aqui mesmo, pode ser a conseqüência dessa descartabilidade: o "artista" vê aquela como sua única chance; semana que vêm, já estará esquecido...

3 comentários:

Gi disse...

falando em 'promoção massificante de celebridades', você já viu um desses programas da tv do tipo 'ídolos', 'fama', american idols'??? dá um mal estar isso... vi na tv que vai rolar o realtiy para compositores, já imaginou?! afe, podiam ter se limitado ao show de calouros do silvio santos

Grimal disse...

Poxa ta me confundindo.
antes respondeu que nunca as gravadoras faturaram tanto.
agora falou que tem 6 anos que as gravadoras tem queda de faturamento.
olhe o seu comentário no seu post "o faturamento das gravadoras e a pirataria".

drews disse...

quanto ao ídolos, pelos comerciais senti que os meninos entram com personalidade, mas saem todos iguais. Quanto às gravadoras, ainda com a queda de faturamento, as vendas tem volumes astronômicos, comparados com o histórico. Mas se a queda continuar...