terça-feira, setembro 19, 2006

Fiasco à vista


Antes de mais nada vou admitir aqui que sou fã incondicional de Asterix desde que me entendo por gente, e que comecei a ler os quadrinhos muito antes de ter capacidade para entender a maioria das piadas. Apesar disso, o comentário a seguir vem desprovido de fervor religioso ou equivalentes.
O Brasil tem uma grande tradição em dublagens, pricipalmente de desenhos animados. Temos dubladores de primeira linha, que, em muitas vezes, superam as vozes originais nos desenhos gringos (quem já viu os Flintstones com as vozes originais, vai me dar razão).
Se assim é, onde está com a cabeça um cidadão que me coloca Sabrina Sato e Cia. como dubladores de "Asterix e os vikings"? Gente, temos profissionais da área que estão entre os melhores do mundo! Será que depois do fiasco que foi o Bussunda dublando Shrek não deu pra perceber a mancada? (Bussunda era um cara MUITO engraçado, e super competente no seu trabalho com o Casseta, mas nunca foi ator...). Não basta ser famoso pra conseguir sucesso como dublador (entenda aqui "sucesso" como um bom resultado), tem que entender do ofício. Sei que estou aqui dizendo que "não vi e não gostei", mas, convenhamos, o talento dessa galera aí está em outra área. Vamos deixar que brilhem onde são competentes, e evitar que ofendam os ouvidos dos pobres espectadores... tenham paciência!

3 comentários:

Eduardo Davis disse...

Eu e Soraya apoiamos e engrossamos o coro... Deixem as dublagens para quem sabe! Somos fãs de Guilherme Briggs, Alexandre Moreno e Cia. que sabem o que fazem e que tem liberdade e competência para fazer adaptações. Várias vezes já fomos ao cinema fazendo questão de ser a versão dublada. Não é o caso do Shrek e nem de Deu Zebra(que não valeu a pena ir ao cinema). É o caso de Madagascar(o Rei), Os Incríveis (a pontinha que o Briggs faz do professor é fantástica), Procurando Nemo (Meu nome é Bruce!), O Grinch...e por ai vai. De qualquer maneira, vi o trailer e não deu pra perceber se está tão ruim assim, mas muito provavemente está!

Anônimo disse...

concordo.
só não ficou claro o q a Turma da sabrina sato sabe fazer?

André Luiz disse...

Apoiadíssimo... acho que a única dublagem do tipo que eu vi que ficou boa foi quando o João Gordo dublou a mosquinha Buzz em Deu Zebra!
Eu ainda não vi O filho do Máscara, mas estou louco para ver a dublagem do Supla...