quarta-feira, janeiro 10, 2007

Diamantes de Sangue

Filme totalmente no esquemão Hollywoodiano, mas que trata de um assunto que precisa de mais atenção: os diamantes africanos, que chegam até o ocidente à custa de muito sofrimento do povo e o esquema dos comerciantes de diamantes, para controlar os preços do mercado, estocando a maior parte da produção, mantendo uma idéia de escassez de diamantes.
Trabalho escravo, contrabando, guerra civil, tudo pra que dondocas ocidentais possam desfilar com pedrinhas brilhantes nos dedos, pescoços, orelhas, e outras partes do corpo não tão públicas. Muito tem se dito sobre as sweatshops asiáticas que produzem nossos Nikes e Reeboks, mas o caso dos diamantes não decola, não chama a atenção. Talvez porque os diamantes não façam parte da vida de tanta gente como os tênis. Uma fala bacana no filme, bem parecida com uma outra de Senhor das armas, diz que se não houvesse comprador para o diamante, nada daquilo estaria acontecendo. Pode ser...
O filme, como disse antes, não tem nada demais como filme. Bem feito, prende a atenção, não tem furos que envergonhem. Como disse a Alê, é bom que um filme sobre o assunto seja bem normal, de forma que possa atingir um público maior. Concordo. Afinal, a crítica Americana andou dizendo que "A fonte da vida" era incompreensível. "Diamantes de sangue" é bem fácil de entender!

Nenhum comentário: